Americanas - Telefone | Central de Atendimento | Informações

A Lojas Americanas é uma empresa de varejo eletrônico responsável pela comercialização de mais de 500 mil produtos atendendo a mais de 10 milhões de clientes no Brasil e Exterior.

Americanas

Lojas Americanas - Canal de Vendas


Você pode realizar a compra de produtos disponíveis na Loja Virtual através dos telefones:
  • 3003-1084 (Capitais e Regiões Metropolitanas)
  • 021 (11) 3003-1084 (demais localidades)

O atendimento é realizado de segunda a sábado, das 9h às 21h.

Central de Relacionamento


Para dúvidas, sugestões ou reclamações:
  • 4003 4848 (capitais e regiões metropolitanas)
  • 0800 229 4848 (Rio de Janeiro) 041 11 4003-4848 (Demais regiões)

Lojas Americanas - Cartão


Para falar com a central de relacionamento, ligue:
  • 4004 7990 (capitais e regiões metropolitanas)
  • 0800 704 1166 (demais localidades)

O atendimento é realizado de segunda a sábado, das 8h às 22h.

Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)


Para sugestões, reclamações e cancelamentos envolvendo o seu cartão americanas, ligue:
  • 0800 286 8877, o atendimento é realizado 24h.

Deficientes auditivos: 0800 726 0604

Redes Sociais


A Americanas também está presente nas redes sociais! Envie uma mensagem ou faça comentários nos perfis a seguir:

SEDE

Endereço: Rua Sacadura Cabral, 102, Saúde - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 20081-902 | CNPJ: 00.776.574/0006-60.

Política de Trocas e Devoluções


Em geral o consumidor pode devolver um produto no prazo de até 7 dias corridos após a compra.

Troca por defeito
  • Os bens duráveis (geladeira, ar-condicionado, televisores e etc) podem ser devolvidos em até 90 dias.
  • Bens não duráveis (comidas e bebidas) podem ser devolvidos em até 30 dias.

Recusa | Produtos Danificados


Quando um produto é entregue na sua casa com defeito aparente, você deve recusar a entrega e descrever na Nota Fiscal do produto o motivo, exemplo: 
  • Embalagem aberta ou danificada (amassada, molhada ou rasgada).
  • Produto quebrado, riscado ou amassado. Produto diferente do comprado.
  • Faltando peças.

Atenção: Se você não estava presente na hora da entrega ou não teve como notar esses problemas, você tem até 90 dias corridos para entrar em contato com as Americanas (Bens duráveis) OU 30 dias (bens não duráveis).

Canais de Reclamação

Consumidor.gov.br

É um serviço público (gratuito) para a comunicação entre consumidores e empresas com o objetivo de solucionar conflitos pela internet em um ambiente público e transparente.

Ele atua ampliando, incentivando, aprimorando e fortalecendo as relações de consumo de forma rápida e sem burocracia sem substituir o Serviço de Atendimento ao Consumidor ou o atendimento realizo pelos Procons.

Como funciona?

consumidor.gov.br funciona assim:
  • O consumidor verifica se a empresa está cadastrada no sistema;
  • Registra sua reclamação no site e aguarda o prazo de resposta da empresa (10 dias). É comum durante esse prazo a empresa interagir com o cliente antes mesmo de postar a sua resposta;
  • Após a resposta da empresa, o consumidor tem o direito de comentar essa resposta e classificar a questão como Resolvida ou Não resolvida e mostrar se ficou satisfeito ou não com o atendimento.
Infelizmente, não é possível reclamar de qualquer empresa! É necessário que esta empresa esteja cadastrada na plataforma.

Aqui você pode conferir as empresas participantes.

ReclameAqui


ReclameAqui é um canal de comunicação entre consumidores e empresas que permite do registro de reclamações.

Além disso, ele também funciona como ferramenta de pesquisa sobre a reputação e confiabilidade das empresas brasileiras.

Como funciona?

Para registrar uma reclamação é bem simples!

Tudo que você precisa fazer é: Acessar o ReclameAqui → Fazer login → Digitar sua reclamação.

Atenção: As reclamações não podem ser feitas anonimamente e devem ser realizadas por maiores de 18 anos.

ReclameAqui – WhatsApp

O ReclameAqui também disponibiliza de um canal gratuito para reclamações através do WhatsApp.

Envie uma mensagem com a frase "quero reclamar" para o número (11) 97062-2753 para iniciar uma conversa com o robô do RA.

Agora é só informar o Nome da empresa → Digitar a Reclamação → Confirmar → Fazer login no site do ReclameAqui → Pronto, a reclamação será publicada.

Problemas decorrentes das relações de consumo são enfrentados por todos os brasileiros, portanto, é necessário saber os principais direitos e meios de reclamação para se prevenir de ter os seus direitos desrespeitados pelas empresas.

Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC


É um serviço de atendimento via telefone que permite a comunicação entre clientes e empresas de forma direta com o intuito de resolver os questionamentos dos consumidores sobre: informações, dúvidas, reclamações, suspensões e o cancelamento de contratos e/ou serviços.

Direitos do Consumidor

Os principais direitos do consumidor durante as ligações para o Serviço de atendimento ao Consumidor de acordo com o Decreto Nº 6523/2008, são:
  • Ligações gratuitas. (Art. 3º)
  • Acesso direito ao Atendente. (Art. 4º)
  • Transferência em até 60 segundos ao setor competente. (Art. 10, § 1º)
  • Protocolo de Atendimento (Registro da chamada).  (Art. 15)
  • Informações imediatas e Soluções em até 5 dias úteis (clara, objetiva e completa).  (Art. 17)
  • Cancelamento imediato. (Art. 18)
Atenção: O atendimento do consumidor deve ser gravado e mantido no mínimo por 90 dias. Dessa forma, o consumidor pode solicitar cópia da gravação para eventuais demandas judiciais.

A entrega das gravações deve ser feita em até 10 dias de acordo com a preferência do consumidor.

Ouvidoria


A Ouvidoria é um canal de atendimento que deve ser utilizado quando o SAC não foi capaz de solucionar a demanda do consumidor no prazo máximo de 5 dias úteis.

Assim, o cliente não precisa ligar novamente para o Serviço de Atendimento ao Consumidor, mas sim falar diretamente com a Ouvidoria.

Vale ressaltar que as Ouvidorias se tratam de uma “segunda instância”, portanto, as questões reclamadas já devem ter sido submetidas ao SAC e diante da ineficiência deste é que será possível recorrer a Ouvidoria.

Ouvidoria Cartões: 0800 722 0401 ou 0800 020 7410 (deficientes auditivos). O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 9h às 18h. Lembre-se de ter em mãos o Protocolo de Atendimento.

Agências Reguladoras


São órgãos que possuem a função de fiscalizar, regular e normatizar a prestação de serviços públicos por particulares (empresas).

Exemplos:
  • Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – Energia elétrica;
  • Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA);
  • Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) – Postos de Combustível;
  • Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) – Telefonia, TV e Internet;
  • Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – Alimentos, Água, Medicamentos e etc.;
  • Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – Planos de Saúde;
  • Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) – Ferrovias e Rodovias;
  • Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) – Companhias Aéreas.
Após o contato com a Ouvidoria da empresa os consumidores podem fazer denúncias as Agência Reguladoras que entrarão em contato com a empresa reclamada e geralmente resolvem o problema imediatamente.

Procon


O Órgão de Proteção ao Consumidor estão presentes em todas as capitais do país e ajudam os consumidores a resolver seus problemas através de um acordo com o fornecedor (empresa).

Para reclamar ao Procon você pode telefonar ou ir pessoalmente ao Órgão.

Você deve apresentar as seguintes informações:
  • Dados pessoais (nome, telefone, endereço);
  • Dados da empresa (nome, endereço e telefone);
  • Documentos (notas fiscais, recibos, pedidos, contratos e etc.);
Caso não seja possível solucionar o problema através do Procon, você ainda pode se dirigir ao Poder Judiciário.

Poder Judiciário


Se administrativamente não foi possível resolver o seu problema, você poderá acionar a Justiça através de uma ação.

Para isso será preciso constituir um advogado. Se você não tiver condições financeiras para isso, é possível solicitar assistência jurídica gratuitamente através da Defensoria Pública.

JEC - Juizados Especiais


O Juizado Especial pode ser acionado quando os valores a serem reclamados forem menores do que 40 salários mínimos.

Para valores maiores será necessário recorrer à Justiça Comum.

Conclusão


Estes são todos os canais de reclamação que os consumidores insatisfeitos possuem para solucionar os seus problemas.

Se você precisa de assistência para resolver uma questão, não hesite em procurar ajuda em um destes meios.

Esperamos que as informações tenham sido úteis e que você possa solucionar as questões que está passando.

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