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A Companhia Energética de Pernambuco é responsável por levar energia a mais de 3,6 milhões de clientes em 184 municípios, além de fornecer energia para Fernando de Noronha.

CELPE


Celpe - Central de Atendimento

  • Ligue 116 para falar com a Central de Relacionamento.
Portadores de deficiência auditiva/fala: Entrem em contato pelo 0800 281 0142.
Fora da Área de Cobertura: bata ligar para 0800 024 2244.

Horário de atendimento: O atendimento está disponível 24h, todos os dias da semana.

SMS


Se quiser informar falta de energia em seu bairro via SMS, envie:

LUZ + Código de Cliente para o número 28116.

WhatsApp


Se preferir se comunicar pelo WhatsApp, basta enviar uma mensagem para (81) 3217-6990 e relatar o problema enfrentado.

Redes Sociais


Você também se comunicar com a CELPE através do Facebook, Twitter ou Instagram.

Canal de denúncias


Para denunciar furto de fiação, roubo de energia e demais irregularidades, acesse a página de serviços.

Aplicativo


Também é possível obter assistência através do aplicativo da Celpe para Smartphones:

Google PlayApp Store


Dados


Companhia Energética de Pernambuco - CELPE | Endereço: Av. João de Barros, 111 - Boa Vista - Recife - PE - CEP: 50.050-902 | CNPJ: 10.835.932/0001-08 | I.E.: 0005943-93​ | I.M.: 079.665-4.

Dúvidas Gerais

Quais são os tributos presente na conta de energia?

R. Os tributos incidentes são ICMS, COFINS, PIS, RGR, CCC e CDE.

Bandeiras Tarifárias

É um sistema que mede o custo na geração de energia. A bandeira pode ser classificada nas cores verde, amarela ou vermelha.

Bandeira Verde: Significa que as condições para geração de energia estão favoráveis, portanto, a tarifa não sofrerá nenhum acréscimo.

Bandeira Amarela: É quando as condições para produção de energia não foram tão favoráveis, a tarifa sofrerá acréscimo de R$ 0,01343 por kWh consumido.

Bandeira Vermelha - Patamar 01: Quando o custo para produção de energia está elevado. A tarifa será de R$ 0,04169 por kWh consumido.

Bandeira Vermelha - Patamar 02: A produção de energia está um nível extremamente custoso, dessa forma, a tarifa sofrerá acréscimo de R$ 0,06243 por kWh consumido.

Como saber qual será a bandeira aplicada ao mês seguinte?

Você pode saber qual será a bandeira aplicada através do site da ANEEL.

Canais de Reclamação


Consumidor.gov.br


É um serviço público (gratuito) para a comunicação entre consumidores e empresas com o objetivo de solucionar conflitos pela internet em um ambiente público e transparente.

Ele atua ampliando, incentivando, aprimorando e fortalecendo as relações de consumo de forma rápida e sem burocracia sem substituir o Serviço de Atendimento ao Consumidor ou o atendimento realizo pelos Procons. 

Como funciona?

consumidor.gov.br funciona assim:
  • O consumidor verifica se a empresa está cadastrada no sistema;
  • Registra sua reclamação no site e aguarda o prazo de resposta da empresa (10 dias). É comum durante esse prazo a empresa interagir com o cliente antes mesmo de postar a sua resposta;
  • Após a resposta da empresa, o consumidor tem o direito de comentar essa resposta e classificar a questão como Resolvida ou Não resolvida e mostrar se ficou satisfeito ou não com o atendimento.

Infelizmente, não é possível reclamar de qualquer empresa! É necessário que esta empresa esteja cadastrada na plataforma.

Aqui você pode conferir as empresas participantes.

ReclameAqui


ReclameAqui é um canal de comunicação entre consumidores e empresas que permite do registro de reclamações.

Além disso, ele também funciona como ferramenta de pesquisa sobre a reputação e confiabilidade das empresas brasileiras.

Como funciona?

Para registrar uma reclamação é bem simples!

Tudo que você precisa fazer é: Acessar o ReclameAqui → Fazer login → Digitar sua reclamação.

Atenção: As reclamações não podem ser feitas anonimamente e devem ser realizadas por maiores de 18 anos.

ReclameAqui - WhatsApp


O ReclameAqui também disponibiliza de um canal gratuito para reclamações através do WhatsApp.

Envie uma mensagem com a frase "quero reclamar" para o número (11) 97062-2753 para iniciar uma conversa com o robô do RA.

Agora é só informar o Nome da empresa → Digitar a Reclamação → Confirmar → Fazer login no site do ReclameAqui → Pronto, a reclamação será publicada.

Problemas decorrentes das relações de consumo são enfrentados por todos os brasileiros, portanto, é necessário saber os principais direitos e meios de reclamação para se prevenir de ter os seus direitos desrespeitados pelas empresas.

Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC


É um serviço de atendimento via telefone que permite a comunicação entre clientes e empresas de forma direta com o intuito de resolver os questionamentos dos consumidores sobre: informações, dúvidas, reclamações, suspensões e o cancelamento de contratos e/ou serviços.

Direitos do Consumidor


Os principais direitos do consumidor durante as ligações para o Serviço de atendimento ao Consumidor de acordo com o Decreto Nº 6523/2008, são:
  • Ligações gratuitas. (Art. 3º)
  • Acesso direito ao Atendente. (Art. 4º)
  • Transferência em até 60 segundos ao setor competente. (Art. 10, § 1º)
  • Protocolo de Atendimento (Registro da chamada).  (Art. 15)
  • Informações imediatas e Soluções em até 5 dias úteis (clara, objetiva e completa).  (Art. 17)
  • Cancelamento imediato. (Art. 18)

Atenção: O atendimento do consumidor deve ser gravado e mantido no mínimo por 90 dias. Dessa forma, o consumidor pode solicitar cópia da gravação para eventuais demandas judiciais.

A entrega das gravações deve ser feita em até 10 dias de acordo com a preferência do consumidor.

Ouvidoria


A Ouvidoria é um canal de atendimento que deve ser utilizado quando o SAC não foi capaz de solucionar a demanda do consumidor no prazo máximo de 5 dias úteis.

Assim, o cliente não precisa ligar novamente para o Serviço de Atendimento ao Consumidor, mas sim falar diretamente com a Ouvidoria.

Vale ressaltar que as Ouvidorias se tratam de uma “segunda instância”, portanto, as questões reclamadas já devem ter sido submetidas ao SAC e diante da ineficiência deste é que será possível recorrer a Ouvidoria.

Ligue 0800 282 5599 para falar com a Ouvidoria da CELPE. Lembre-se de ter em mãos o número do Protocolo de Atendimento gerado na central de relacionamento.


Agências Reguladoras


São órgãos que possuem a função de fiscalizar, regular e normatizar a prestação de serviços públicos por particulares (empresas).

Exemplos:
  • Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – Energia elétrica;
  • Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) – Postos de Combustível;
  • Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) – Telefonia, TV e Internet;
  • Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – Alimentos, Água, Medicamentos e etc.;
  • Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – Planos de Saúde;
  • Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) – Ferrovias e Rodovias;
  • Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) – Companhias Aéreas.
Após o contato com a Ouvidoria da empresa os consumidores podem fazer denúncias as Agência Reguladoras que entrarão em contato com a empresa reclamada e geralmente resolvem o problema imediatamente.

Procon


O Órgão de Proteção ao Consumidor estão presentes em todas as capitais do país e ajudam os consumidores a resolver seus problemas através de um acordo com o fornecedor (empresa).

Para reclamar ao Procon você pode telefonar ou ir pessoalmente ao Órgão.

Você deve apresentar as seguintes informações:
  • Dados pessoais (nome, telefone, endereço);
  • Dados da empresa (nome, endereço e telefone);
  • Documentos (notas fiscais, recibos, pedidos, contratos e etc.);
Caso não seja possível solucionar o problema através do Procon, você ainda pode se dirigir ao Poder Judiciário.

Poder Judiciário


Se administrativamente não foi possível resolver o seu problema, você poderá acionar a Justiça através de uma ação.

Para isso será preciso constituir um advogado. Se você não tiver condições financeiras para isso, é possível solicitar assistência jurídica gratuitamente através da Defensoria Pública.

JEC - Juizados Especiais


O Juizado Especial pode ser acionado quando os valores a serem reclamados forem menores do que 40 salários mínimos.

Para valores maiores será necessário recorrer à Justiça Comum.

Conclusão


Estes são todos os canais de reclamação que os consumidores insatisfeitos possuem para solucionar os seus problemas.

Se você precisa de assistência para resolver uma questão, não hesite em procurar ajuda em um destes meios.

Esperamos que as informações tenham sido úteis e que você possa solucionar as questões que está passando.

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