CEMIG - Telefone | Central de Atendimento | 0800

A Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) possui mais de 8 milhões de consumidores espalhados por 774 municípios, além disse se trata da maior fornecedora de energia para clientes livres do país.

Entre em contato com a central de atendimento para solicitar:

  • Informar falta de energia;
  • Alteração de titularidade;
  • Segunda via de contas;
  • Ligação ou religação;
  • Alteração de carga de tensão;
  • Questionar valor da fatura;
  • Outros serviços.

CEMIG


CEMIG - Central de Atendimento

  • Telefone: 116 (Minas Gerais) ou 0800 721 0116 (Demais estados).
  • Horário de Atendimento: Atendimento 24 horas.

Atenção: Tenha em mãos seu documento de identificação, pois ele poderá ser solicitado no decorrer da chamada.

Deficientes auditivos/fala: Ligue 0800 723 8007

SMS

Você também pode entrar em contato com a CEMIG enviando um torpedo para 29810. 

  • Falta de Luz: Para informar falta de energia em sua região, digite "luz" (sem aspas) e o nº do CPF do titular da conta.
  • Consulta de débitos: Digite "conta" (sem aspas) e o nº do CPF do titular.
  • Leitura: Envie "leitura" (sem aspas) e o nº do CPF do titular.
O atendimento retornará a sua mensagem com as informações solicitadas.

WhatsApp


A Cemig agora disponibiliza atendimento via WhatsApp, para isso, envie uma mensagem para (31) 3506 1160.

Ao enviar qualquer mensagem, você receberá uma resposta automática com as opções disponíveis para atendimento.

Exemplo:
  1. Informar leitura
  2. Meus débitos
  3. Estou sem luz
  4. Religação
  5. Conta de luz por e-mail
  6. Atualizar meus contatos
  7. Parcelar meus débitos
  8. Alterar data de vencimento da fatura
  9. Encerramento de Contrato
  10. Cadastrar débito automático
  11. Descadastrar débito automático
Basta digitar a opção e aguardar o retorno do atendimento. Depois é só informar o CPF/CNPJ do titular ou Número do Cliente (Lembre-se de digitar os números sem nenhuma pontuação).

Canais de Reclamação


Consumidor.gov.br


É um serviço público (gratuito) para a comunicação entre consumidores e empresas com o objetivo de solucionar conflitos pela internet em um ambiente público e transparente.

Ele atua ampliando, incentivando, aprimorando e fortalecendo as relações de consumo de forma rápida e sem burocracia sem substituir o Serviço de Atendimento ao Consumidor ou o atendimento realizo pelos Procons. 

Como funciona?

consumidor.gov.br funciona assim:
  • O consumidor verifica se a empresa está cadastrada no sistema;
  • Registra sua reclamação no site e aguarda o prazo de resposta da empresa (10 dias). É comum durante esse prazo a empresa interagir com o cliente antes mesmo de postar a sua resposta;
  • Após a resposta da empresa, o consumidor tem o direito de comentar essa resposta e classificar a questão como Resolvida ou Não resolvida e mostrar se ficou satisfeito ou não com o atendimento.

Infelizmente, não é possível reclamar de qualquer empresa! É necessário que esta empresa esteja cadastrada na plataforma.

Aqui você pode conferir as empresas participantes.

ReclameAqui


ReclameAqui é um canal de comunicação entre consumidores e empresas que permite do registro de reclamações.

Além disso, ele também funciona como ferramenta de pesquisa sobre a reputação e confiabilidade das empresas brasileiras.

Como funciona?

Para registrar uma reclamação é bem simples!

Tudo que você precisa fazer é: Acessar o ReclameAqui → Fazer login → Digitar sua reclamação.

Atenção: As reclamações não podem ser feitas anonimamente e devem ser realizadas por maiores de 18 anos.

ReclameAqui - WhatsApp


O ReclameAqui também disponibiliza de um canal gratuito para reclamações através do WhatsApp.

Envie uma mensagem com a frase "quero reclamar" para o número (11) 97062-2753 para iniciar uma conversa com o robô do RA.

Agora é só informar o Nome da empresa → Digitar a Reclamação → Confirmar → Fazer login no site do ReclameAqui → Pronto, a reclamação será publicada.

Problemas decorrentes das relações de consumo são enfrentados por todos os brasileiros, portanto, é necessário saber os principais direitos e meios de reclamação para se prevenir de ter os seus direitos desrespeitados pelas empresas.

Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC


É um serviço de atendimento via telefone que permite a comunicação entre clientes e empresas de forma direta com o intuito de resolver os questionamentos dos consumidores sobre: informações, dúvidas, reclamações, suspensões e o cancelamento de contratos e/ou serviços.

Direitos do Consumidor


Os principais direitos do consumidor durante as ligações para o Serviço de atendimento ao Consumidor de acordo com o Decreto Nº 6523/2008, são:
  • Ligações gratuitas. (Art. 3º)
  • Acesso direito ao Atendente. (Art. 4º)
  • Transferência em até 60 segundos ao setor competente. (Art. 10, § 1º)
  • Protocolo de Atendimento (Registro da chamada).  (Art. 15)
  • Informações imediatas e Soluções em até 5 dias úteis (clara, objetiva e completa).  (Art. 17)
  • Cancelamento imediato. (Art. 18)
Atenção: O atendimento do consumidor deve ser gravado e mantido no mínimo por 90 dias. Dessa forma, o consumidor pode solicitar cópia da gravação para eventuais demandas judiciais.

A entrega das gravações deve ser feita em até 10 dias de acordo com a preferência do consumidor.

Ouvidoria


A Ouvidoria é um canal de atendimento que deve ser utilizado quando o SAC não foi capaz de solucionar a demanda do consumidor no prazo máximo de 5 dias úteis.

Assim, o cliente não precisa ligar novamente para o Serviço de Atendimento ao Consumidor, mas sim falar diretamente com a Ouvidoria.

Vale ressaltar que as Ouvidorias se tratam de uma “segunda instância”, portanto, as questões reclamadas já devem ter sido submetidas ao SAC e diante da ineficiência deste é que será possível recorrer a Ouvidoria.

CEMIG (Ouvidoria): Ligue para 0800 728 3838.

Agências Reguladoras


São órgãos que possuem a função de fiscalizar, regular e normatizar a prestação de serviços públicos por particulares (empresas).

Exemplos:
  • Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – Energia elétrica;
  • Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) – Postos de Combustível;
  • Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) – Telefonia, TV e Internet;
  • Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – Alimentos, Água, Medicamentos e etc.;
  • Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – Planos de Saúde;
  • Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) – Ferrovias e Rodovias;
  • Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) – Companhias Aéreas.

Após o contato com a Ouvidoria da empresa os consumidores podem fazer denúncias as Agência Reguladoras que entrarão em contato com a empresa reclamada e geralmente resolvem o problema imediatamente.

Procon


O Órgão de Proteção ao Consumidor estão presentes em todas as capitais do país e ajudam os consumidores a resolver seus problemas através de um acordo com o fornecedor (empresa).

Para reclamar ao Procon você pode telefonar ou ir pessoalmente ao Órgão.

Você deve apresentar as seguintes informações:
  • Dados pessoais (nome, telefone, endereço);
  • Dados da empresa (nome, endereço e telefone);
  • Documentos (notas fiscais, recibos, pedidos, contratos e etc.);
Caso não seja possível solucionar o problema através do Procon, você ainda pode se dirigir aos Órgãos da Justiça.

Justiça


Se administrativamente não foi possível resolver o seu problema, você poderá acionar os Órgãos da Justiça.

Para isso é importante levar em consideração o valor envolvido na questão e a necessidade ou não na constituição de um advogado para sua representação.

Se você não possui condições financeiras para contratar um advogado, é possível solicitar assistência gratuita através das Defensoria Públicas.

JEC - Juizados Especiais


É um órgão da Justiça que possui acesso gratuito e competência para julgar causas de menor complexidade, como as causas derivadas das relações de consumo em que o valor da ação não ultrapasse 40 salários mínimos.

A representação por um advogado só é obrigatória quando o valor da causa superar 20 salários mínimos, mas aconselhamos sempre a presença deste profissional para garantir todos os seus direitos.

Para ingressar com uma ação será necessário dirigir-se até o Juizado Especial Cível mais próximo de sua residência e ter em mãos:
  • Documentação Pessoal (RG e CPF)
  • Comprovante de Residência
  • Informações do Réu (CPF, CNPJ e endereço)
  • Documentação comprobatória
Munido da documentação necessária, basta relatar os fatos a um funcionário do órgão para dar entrada no processo.

Conclusão


Neste artigo foram abordados todos os canais de reclamação que os consumidores insatisfeitos possuem para tratar as suas demandas.

Se você precisa de mais assistência, não hesite em entrar em contato com os Órgãos de Proteção ao Consumidor e com o Poder Judiciário.

Esperamos que nossas informações tenha sido úteis e que você possa solucionar as dificuldades que está enfrentando.

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