Riachuelo - Telefone | SAC | 0800 | Central de Atendimento

A Riachuelo é uma das maiores empresas de departamento do Brasil. Atua no ramo de moda, comercializando itens de vestuário e perfumaria em todos o país através das suas mais de 300 unidades.

Riachuelo

Riachuelo - Central de Atendimento

Loja Online

  • Telefone: 4003 0515 (Capitais e regiões metropolitana) ou 0800 729 0515 (Demais localidades).
  • Horário de Atendimento: 24h, todos os dias da semana, inclusive feriados nacionais.

Ao ligar para este número é possível escutar a seguinte mensagem:

Atendimento de Compras Online da Riachuelo

Se você deseja falar sobre um pedido feito na "nossa" loja online, esse é o canal feito pra você. Agora, se você deseja falar sobre o seu cartão Riachuelo, fatura ou seguros, o canal correto é o número que está descrito no verso do seu cartão ou se preferir pode falar pelo chat no site midway.com.br.

Pra falar sobre os seus pedidos, digite 1;
Se quer trocar algum produto ou falar sobre vale-troca, digite 2;
Para devolução e cancelamento, opção 3;
Suporte a venda, 4;
Falar sobre Carter's, digite 5;
Pra assuntos referentes a nova lei de proteção de dados, digite 6;
reclamações, opção 7;
Se você quer falar com um consultor, digite 9.

Loja Física

Para tratar sobre assuntos referentes a uma compra realizada em uma loja física, ligue:

  • Telefone: 0800 721 4033
  • Horário de Atendimento: 24h, todos os dias da semana, inclusive feriados nacionais.

WhatsApp

Para realizar uma compra, consultar o status do seu pedido ou tirar suas dúvidas, basta enviar um "Oi" via WhatsApp para 800 772 3555.

Cartão Riachuelo - Atendimento

  • Telefone: 3003 4342 (Capitais e Regiões Metropolitanas) ou 0800 701 4342.
  • Horário de Atendimento: 24h, todos os dias da semana.

Cartões Riachuelo (Visa e MasterCard) - Atendimento

Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC

Para reclamações, dúvidas e cancelamentos referentes aos cartões Riachuelo, basta ligar:

  • Telefone: 0800 721 4033
  • Deficientes Auditivos: 0800 721 4033, por meio de um telefone adaptado.

Redes Sociais

Se você quiser apenas fazer um comentário sobre um produto, sugestões ou informar sobre o atendimento realizado em uma das unidades da Riachuelo, você pode fazer um comentário ou mandar sua mensagem nos perfis do Facebook, Twitter ou Instagram.


Canais de Reclamação


Consumidor.gov.br


É um serviço público (gratuito) para a comunicação entre consumidores e empresas com o objetivo de solucionar conflitos pela internet em um ambiente público e transparente.

Ele atua ampliando, incentivando, aprimorando e fortalecendo as relações de consumo de forma rápida e sem burocracia sem substituir o Serviço de Atendimento ao Consumidor ou o atendimento realizo pelos Procons. 

Como funciona?

consumidor.gov.br funciona assim:
  • O consumidor verifica se a empresa está cadastrada no sistema;
  • Registra sua reclamação no site e aguarda o prazo de resposta da empresa (10 dias). É comum durante esse prazo a empresa interagir com o cliente antes mesmo de postar a sua resposta;
  • Após a resposta da empresa, o consumidor tem o direito de comentar essa resposta e classificar a questão como Resolvida ou Não resolvida e mostrar se ficou satisfeito ou não com o atendimento.

Infelizmente, não é possível reclamar de qualquer empresa! É necessário que esta empresa esteja cadastrada na plataforma.

Aqui você pode conferir as empresas participantes.

ReclameAqui


ReclameAqui é um canal de comunicação entre consumidores e empresas que permite do registro de reclamações.

Além disso, ele também funciona como ferramenta de pesquisa sobre a reputação e confiabilidade das empresas brasileiras.

Como funciona?

Para registrar uma reclamação é bem simples!

Tudo que você precisa fazer é: Acessar o ReclameAqui → Fazer login → Digitar sua reclamação.

Atenção: As reclamações não podem ser feitas anonimamente e devem ser realizadas por maiores de 18 anos.

ReclameAqui - WhatsApp


O ReclameAqui também disponibiliza de um canal gratuito para reclamações através do WhatsApp.

Envie uma mensagem com a frase "quero reclamar" para o número (11) 97062-2753 para iniciar uma conversa com o robô do RA.

Agora é só informar o Nome da empresa → Digitar a Reclamação → Confirmar → Fazer login no site do ReclameAqui → Pronto, a reclamação será publicada.

Problemas decorrentes das relações de consumo são enfrentados por todos os brasileiros, portanto, é necessário saber os principais direitos e meios de reclamação para se prevenir de ter os seus direitos desrespeitados pelas empresas.

Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC


É um serviço de atendimento via telefone que permite a comunicação entre clientes e empresas de forma direta com o intuito de resolver os questionamentos dos consumidores sobre: informações, dúvidas, reclamações, suspensões e o cancelamento de contratos e/ou serviços.

Direitos do Consumidor


Os principais direitos do consumidor durante as ligações para o Serviço de atendimento ao Consumidor de acordo com o Decreto Nº 6523/2008, são:
  • Ligações gratuitas. (Art. 3º)
  • Acesso direto ao Atendente. (Art. 4º)
  • Transferência em até 60 segundos ao setor competente. (Art. 10, § 1º)
  • Protocolo de Atendimento (Registro da chamada).  (Art. 15)
  • Informações imediatas e Soluções em até 5 dias úteis (clara, objetiva e completa).  (Art. 17)
  • Cancelamento imediato. (Art. 18)
Atenção: O atendimento do consumidor deve ser gravado e mantido no mínimo por 90 dias. Dessa forma, o consumidor pode solicitar cópia da gravação para eventuais demandas judiciais.

A entrega das gravações deve ser feita em até 10 dias de acordo com a preferência do consumidor.

Ouvidoria


A Ouvidoria é um canal de atendimento que deve ser utilizado quando o SAC não foi capaz de solucionar a demanda do consumidor no prazo máximo de 5 dias úteis.

Assim, o cliente não precisa ligar novamente para o Serviço de Atendimento ao Consumidor, mas sim falar diretamente com a Ouvidoria.

Vale ressaltar que as Ouvidorias se tratam de uma “segunda instância”, portanto, as questões reclamadas já devem ter sido submetidas ao SAC e diante da ineficiência deste é que será possível recorrer a Ouvidoria.

Cartões Riachuelo

Ouvidoria: 0800 727 3255, O atendimento é realizado de 2ª a 6ª feira, das 10h às 16h.

Agências Reguladoras


São órgãos que possuem a função de fiscalizar, regular e normatizar a prestação de serviços públicos por particulares (empresas).

Exemplos:
  • Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – Energia elétrica;
  • Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) – Postos de Combustível;
  • Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) – Telefonia, TV e Internet;
  • Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – Alimentos, Água, Medicamentos e etc.;
  • Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – Planos de Saúde;
  • Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) – Ferrovias e Rodovias;
  • Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) – Companhias Aéreas.

Após o contato com a Ouvidoria da empresa os consumidores podem fazer denúncias as Agência Reguladoras que entrarão em contato com a empresa reclamada e geralmente resolvem o problema imediatamente.

Procon


O Órgão de Proteção ao Consumidor estão presentes em todas as capitais do país e ajudam os consumidores a resolver seus problemas através de um acordo com o fornecedor (empresa).

Para reclamar ao Procon você pode telefonar ou ir pessoalmente ao Órgão.

Você deve apresentar as seguintes informações:
  • Dados pessoais (nome, telefone, endereço);
  • Dados da empresa (nome, endereço e telefone);
  • Documentos (notas fiscais, recibos, pedidos, contratos e etc.);
Caso não seja possível solucionar o problema através do Procon, você ainda pode se dirigir aos Órgãos da Justiça.

Justiça


Se administrativamente não foi possível resolver o seu problema, você poderá acionar os Órgãos da Justiça.

Para isso é importante levar em consideração o valor envolvido na questão e a necessidade ou não na constituição de um advogado para sua representação.

Se você não possui condições financeiras para contratar um advogado, é possível solicitar assistência gratuita através das Defensoria Públicas.

JEC - Juizados Especiais


É um órgão da Justiça que possui acesso gratuito e competência para julgar causas de menor complexidade, como as causas derivadas das relações de consumo em que o valor da ação não ultrapasse 40 salários mínimos.

A representação por um advogado só é obrigatória quando o valor da causa superar 20 salários mínimos, mas aconselhamos sempre a presença deste profissional para garantir todos os seus direitos.

Para ingressar com uma ação será necessário dirigir-se até o Juizado Especial Cível mais próximo de sua residência e ter em mãos:
  • Documentação Pessoal (RG e CPF)
  • Comprovante de Residência
  • Informações do Réu (CPF, CNPJ e endereço)
  • Documentação comprobatória
Munido da documentação necessária, basta relatar os fatos a um funcionário do órgão para dar entrada no processo.

Conclusão


Neste artigo foram abordados todos os canais de reclamação que os consumidores insatisfeitos possuem para tratar as suas demandas.

Se você precisa de mais assistência, não hesite em entrar em contato com os Órgãos de Proteção ao Consumidor e com o Poder Judiciário.

Esperamos que nossas informações tenha sido úteis e que você possa solucionar as dificuldades que está enfrentando.

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